Responsável Técnico

Ricardo

Ricardo Galeno Fraga de Araujo Pereira

 

Graduado em geologia pela Universidade de São Paulo (Brasil), com mestrado naquela mesma instituição, na área de Geoquímica de Superfície. Obteve o título de Doutor em Ciências pela Universidade do Minho (Braga – Portugal), com projeto de doutoramento financiado pelo Programa de Bolsas de Alto Nível para a América Latina (Programa Alβan). Sua tese, intitulada “Geoconservação e Desenvolvimento Sustentável na Chapada Diamantina” (http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10879/1/Tese.pdf), foi laureada no ano de 2011 com o Prêmio Científico Casa da América Latina / Santander Totta, na categoria de Tecnologias e Ciências Naturais.

Atua no mercado de consultoria ambiental desde 1995, participando na negociação, coordenação e execução de projetos de licenciamento, investigação de passivos ambientais, monitoramento de águas subterrâneas e superficiais, remediação ambiental em áreas industriais e de mineração, auditoria ambiental em diversos segmentos da indústria, Planos de Manejo em Unidades de Conservação, estudos hidrogeológicos, Estudos de Impacto Ambiental – EIA, Planos de Controle Ambiental – PCA e Avaliações de Impacto Ambiental – AIA.

É professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, trabalhando em regime de 20 horas, e ministrando cursos enfocando os conhecimentos básicos de geologia e mapeamento geológico. Já atuou em outras instituições lecionando disciplinas ligadas à gestão e diagnóstico ambiental e manejo de recursos naturais.

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1786940828895467

ricardo@terraquatro.com.br